Política

“A ditadura não vai voltar ao Brasil. Nós não deixaremos”, diz Doria

Governador criticou as manifestações de Bolsonaro e integrantes do governo contra o STF e citou ausência em meio à pandemia

Foto: GOVESP
Apoie Siga-nos no

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, fez novas críticas ao presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira 29, e associou as últimas manifestações do governo contra o Supremo Tribunal Federal a uma tentativa de golpe contra a democracia. “A ditadura não vai voltar ao Brasil. Nós não deixaremos. O Brasil não será fascista, nazista, nem comunista e sim livre e democrático “, afirmou.

“Não se apoderem do verde e amarelo e do símbolo do Brasil para representar posições de extrema direita, nem tampouco de extrema esquerda. A bandeira é do povo, da nação, não de partidos, ideologias ou da vocação de alguns que são falsos patriotas”, acrescentou.

Doria também direcionou críticas ao governo federal em relação à condução da pandemia do coronavírus. “O governo se mostra ausente na luta para salvar vidas e apoiar os profissionais de saúde”, emendou.

Plano de retomada das atividades econômicas

O governador anunciou que a região metropolitana de São Paulo composta de 38 municípios, mais a capital, será dividida em cinco regiões para que, cada uma, tenha um processo separado de análise de desempenho quanto a critérios de saúde para possível retomada das atividades econômicas.

Norte: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã;

Leste: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano

Sudeste: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul;

Sudoeste: Cotia, Embu,Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista;

Oeste: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba;

Ainda de acordo com o governador todo o estado se encontra entre a fase 1 de alerta, em que só são permitidos o funcionamento dos serviços essenciais, e a 2, de controle, que prevê a retomada de comércios, imobiliárias, concessionárias e escritórios com restrições. Esses estabelecimentos deverão funcionar  por 4 horas, com capacidade de público reduzida a 20%. Na fase seguinte do plano, a 3, em que são permitidas retomada dos segmentos de bares e restaurantes, comércio, shopping e salões de beleza, com restrições, é previsto o funcionamento por 6 horas e capacidade de atendimento de 40%.

Segundo o governo, as fases de reabertura serão reavaliadas a cada 14 dias. As cidades podem avançar para fases com mais liberações ou restrições, dependendo dos índices de contaminação. Os prefeitos deverão apresentar fundamentação científica para aberturas maiores. A prerrogativa do relaxamento, no entanto, cabe ao governo do estado.

A situação dos transportes e da educação ainda será definida. Para a cultura, Doria anunciou um programa de cinemas drive in, em que a população poderá assistir filme de dentro de seus veículos, durante a pandemia. O primeiro cinema nesse modelo será lançado no dia 16 de junho, no Memorial da América Latina.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo