Política

60% dos brasileiros reprovam a gestão Bolsonaro, mostra pesquisa

Levantamento do Ipespe mostra que atual gestão é avaliada negativamente por metade dos entrevistados

Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira 3 aponta que 50% dos brasileiros consideram o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) ruim ou péssimo. No levantamento anterior, o índice era de 51%.

Desde o início de 2022, houve  um recuo acumulado de 5 pontos percentuais, segundo o instituto. Esta é melhor marca para governo desde junho de 2021. Os que consideram a administração como boa ou ótima ficaram estáveis em 31%, enquanto os que a avaliam como regular oscilaram de 17% na semana anterior para 18% agora.

Os eleitores elencaram ainda quais características consideram mais importantes para o próximo presidente. Honestidade ficou no topo da lista (81% dizem ser muito importante), seguida pela preocupação com as pessoas (77%), competência (72%), inteligência (66%), equilíbrio (65%), pulso firme (60%), ideias novas e modernas (59%) e experiência (59%).

Com relação à aprovação do governo, 60% dos entrevistados disseram reprovar a maneira como o presidente administra o País. O índice permanece estável desde abril. 

A pesquisa também questionou sobre a percepção das notícias sobre o governo: 49% afirmaram que a maioria das informações veiculadas sobre a gestão do País é desfavorável ao governo. Apenas 13% consideram que as notícias são favoráveis à gestão do ex-capitão. 

A pesquisa tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95,5%. Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 1000 pessoas por telefone entre os dias 30 de maio e 1º de junho.

Leia o levantamento completo:

2022_06_01 PESQUISA IPESPE

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo