Aldo Fornazieri

Doutor em Ciência Política pela USP. Foi Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde é professor. Autor de 'Liderança e Poder'

Opinião

assine e leia

Os ingênuos e arrogantes não se preparam para enfrentar as batalhas reais das eleições

Para usar uma metáfora esportiva, o jogo eleitoral de 2022 será abaixo da linha da cintura. Lula será atacado por toda ordem de questões

O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Análises e entrevistas de representantes das esquerdas passam a impressão de que as eleições presidenciais de 2022 serão uma espécie de convite para jantar. Lula estaria praticamente eleito, talvez no primeiro turno. São análises impressionistas. Tomam os números das pesquisas de hoje como dados da realidade da disputa de 2022. Servem para deseducar os ativistas e os movimentos sociais. Semeiam um ufanismo desmobilizador e arrogante.

Para usar uma metáfora esportiva, o jogo eleitoral de 2022 será abaixo da linha da cintura. Lula será submetido a duríssimos ataques, tanto nos espaços legais e institucionais quanto nos espaços ilegais e subterrâneos, onde vale tudo. Quem acreditar que esse jogo bruto não vai existir será um arrematado ingênuo. Lula será atacado por toda ordem de questões morais e, com maior evidência, como corrupto e comunista.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo