Mundo

Rússia reivindica conquista da localidade de Pobeda, no leste da Ucrânia

Essa seria a segunda conquista russa no front de batalha em menos de uma semana

Foto: Alexander RYUMIN / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

O Exército da Rússia anunciou nesta quinta-feira (22) que conquistou a localidade de Pobeda, no leste da Ucrânia, poucos dias após ter reivindicado a tomada de Avdiivka, no momento em que as forças ucranianas enfrentam grandes dificuldades.

“As unidades do Grupo de Forças do Sul libertaram a localidade de Pobeda”, afirmou o Ministério da Defesa.

Pobeda fica perto da cidade de Mariinka, destruída pelos combates e sob controle russo desde dezembro, ema uma área do front que quase não registrou avanços nos últimos meses.

O ministério afirmou que o Exército conseguiu melhorar suas posições na mesma região, nas proximidades de Novomijailivka e Krasnogorivka.

O Exército ucraniano não confirmou até o momento a perda de Pobeda e se limitou a afirmar que está “combatendo na região”.

A Rússia iniciou uma ofensiva após o fracasso da contraofensiva ucraniana do ano passado.

O Exército de Kiev, sem munições, enfrenta uma situação “extremamente difícil”, admitiu o presidente Volodimir Zelensky, poucos dias antes do segundo aniversário do início da ofensiva russa contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo