Líder separatista da Catalunha, Carles Puigdemont é detido na Itália

A detenção ocorreu em cumprimento a uma ordem europeia de 14 de outubro de 2019, diz advogado de Carles Puigdemont

Carles Puigdemont. Foto: Pau Barrena/AFP

Carles Puigdemont. Foto: Pau Barrena/AFP

Mundo

Carles Puigdemont, que foi presidente do governo regional catalão durante a declaração de independência frustrada de 2017, foi detido na ilha italiana da Sardenha, anunciaram nesta quinta-feira 23 fontes de seu entorno.

 

 

“O Presidente Puigdemont foi detido em sua chegada à Sardenha, onde estava como eurodeputado”, anunciou no Twitter seu advogado, Gonzalo Boye, destacando que a detenção ocorreu em cumprimento a uma ordem europeia de 14 de outubro de 2019.

Puigdemont, atualmente eurodeputado, vive em Bruxelas desde 2017 e viajou a Alguer, na Sardenha, para participar de um festival de cultura catalão, explicou o encarregado de seu gabinete, Josep Lluis Alay.

“Quando chegou ao aeroporto de Alguer, foi retido pela polícia fronteiriça italiana”, explicou Alay nas redes sociais.

“Amanhã (sexta-feira), o presidente será colocado à disposição dos juízes da corte de apelação de Sassari, que é competente para decidir por sua libertação ou extradição”, acrescentou Alay.

Alay explicou que Puigdemont viajou de Bruxelas a Alguer para se reunir com autoridades da ilha, além de participar do festival cultural.

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Agência de notícias francesa, uma das maiores do mundo. Fundada em 1835, como Agência Havas.

Compartilhar postagem