Mundo

Democratas apresentam acusação para impeachment de Trump

Presidente é acusado de incitar a violência na invasão do Capitólio

Foto: SAUL LOEB / AFP Foto: SAUL LOEB / AFP
Apoie Siga-nos no

Os democratas protocolaram nesta segunda-feira 11 na Câmara de Representantes uma acusação contra Donald Trump, o primeiro passo para a abertura formal de um segundo processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, a quem acusam de ter “incitado à violência” no Capitólio na semana passada.

Ao mesmo tempo, os democratas, que controlam a maioria na Câmara, introduziram outra resolução pedindo ao vice-presidente Mike Pence que destituísse Donald Trump do cargo, invocando a 25ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos.

As mudanças dramáticas ocorrem apenas nove dias antes de Trump deixar a Casa Branca e o presidente eleito Joe Biden tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos.

O Representante Democrata Steny Hoyer, de Maryland, apresentou a resolução pedindo a Pence que invocasse a 25ª Emenda e declarasse Trump “incapaz de executar os deveres de seu cargo.”

O deputado republicano Alex Mooney, da Virgínia Ocidental, se opôs à aprovação da resolução pelo que é conhecido como “consentimento unânime” e ela será colocada em votação na terça-feira.

Depois que os republicanos bloquearam a resolução, um único artigo de impeachment contra Trump foi apresentado na Câmara dos Representantes controlada pelos democratas.

Trump sofreu um primeiro processo de impeachment pela Câmara em dezembro de 2019 e agora corre o risco de ser o primeiro presidente a sofrer duas acusações.

Ele foi absolvido pelo Senado controlado pelos republicanos após seu último impeachment e não está claro se o corpo realizaria um julgamento desta vez para considerar as últimas acusações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar