Mundo

Congresso dos EUA cassa mandato de George Santos

Filho de imigrantes brasileiros, que responde a 23 acusações na Justiça, é o sexto deputado da história dos EUA a ser cassado

George Santos se torna o sexto deputado cassado da história dos EUA. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O Congresso dos Estados Unidos decidiu pôr fim ao mandato do deputado George Santos, filho de imigrantes brasileiros que responde a 23 acusações na Justiça norte-americana. A votação para cassar o mandato do parlamentar do partido Republicano, finalizada nesta sexta-feira 1, foi expressiva: 311 votos a favor e 114 contrários. Mais de um terço dos votos favoráveis, inclusive, foram dados por parlamentares do próprio partido de Santos.

Com a expulsão do Legislativo, George Santos se torna o sexto deputado da história dos Estados Unidos a ser cassado na Câmara. Além disso, ele é o primeiro da história a ser cassado antes mesmo de uma condenação judicial. Hoje, ao sair da Casa antes da proclamação do resultado final, Santos se restringiu a questionar: “por que eu gostaria de continuar aqui? Que esse lugar vá para o inferno”.

A cassação de George Santos põe fim – ao menos, no Legislativo norte-americano – a uma história que atravessou o debate público dos EUA pelo volume de acusações. Entre outros pontos, o agora ex-deputado é acusado de fraudar cartões de crédito, promover falsidade ideológica e mentir aos eleitores e às autoridades políticas sobre uma série de eventos da sua vida pessoal.

Em novembro, um relatório da Câmara apontou a existência de “enormes evidências” de condutas inadequadas por parte de Santos. Segundo o relatório, ele tinha “tentado explorar de maneira fraudulenta todos os aspectos de sua candidatura à Câmara para seu próprio benefício financeiro”. George Santos nega as acusações.

Em maio deste ano, o parlamentar foi preso por conta de um caso em que é investigado por crimes financeiros, como lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos. 

A Justiça do país segue avaliando, também, a que nível as versões sobre a própria vida que George Santos já admitiu terem sido mentirosas poderão implicá-lo criminalmente. Ele, por exemplo, admitiu que mentiu em praticamente todas as informações que constavam no seu currículo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.