Arcebispo pede perdão a homossexuais que se sentem rejeitados pela Igreja Católica

O croata Mate Uzinic criticou católicos que querem 'servir a Cristo na Igreja através da discriminação, agressão e violência' contra LGBTs

Mate Uzinic, arcebispo da Croácia. Foto: Reprodução/Facebook

Mate Uzinic, arcebispo da Croácia. Foto: Reprodução/Facebook

Mundo

O arcebispo croata Mate Uzinic pediu perdão nesta segunda-feira 17 aos homossexuais que se sentem rejeitados pela Igreja Católica, um gesto sem precedentes no país conservador.

 

 

 

Alguns católicos querem “servir a Cristo na Igreja através da discriminação, agressão e violência, voltando-se contra os homossexuais”, publicou o arcebispo no Facebook, aproveitando o Dia Mundial contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia para denunciar que os chamados do Papa pelo respeito aos gays continuam sendo ignorados por alguns fiéis.

 

“Lamento que ainda haja católicos que não concordem com isso”, acrescentou o arcebispo de Rijeka.

 

“Peço perdão às pessoas homossexuais, porque podem continuar se sentindo rejeitadas pela Igreja por esse motivo, e também porque não obtêm o acompanhamento pastoral a que deveriam ter direito.”

Cerca de 90% dos habitantes da Croácia são católicos. Apesar dos progressos nos direitos da comunidade LGBT registrados nos últimos anos, o coletivo continua sendo alvo de discriminação e ameaças nos países da região.

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Agência de notícias francesa, uma das maiores do mundo. Fundada em 1835, como Agência Havas.

Post Tags
Compartilhar postagem