Justiça

TCU investiga empresa que contratou Sérgio Moro

Subprocurador-geral analisará documentos da Odebrecht e da Alvarez & Marsal, onde o ex-juiz trabalhou até novembro

O ex-juiz Sergio Moro. Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma decisão do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas permitiu acesso a documentos sigilosos da Operação Lava Jato contra a empresa Odebrecht. A informação é do portal Metrópoles.

O pedido foi feito pelo subprocurador-geral, Lucas Rocha Furtado, que deseja analisar os “prejuízos ocasionados aos cofres públicos pelas operações supostamente ilegais dos membros da Lava Jato de Curitiba e do ex-juiz Sergio Moro, mediante práticas ilegítimas de revolving door, afetando a empresa Odebrecht S.A., e lawfare, conduzido contra pessoas investigadas nas operações efetivadas no âmbito da chamada Operação Lava Jato.”

A medida é uma das etapas da apuração que miram a relação entre Sérgio Moro e a a consultoria norte-americana Alvarez & Marsal. Por isso, o foco de Furtado é a lista de processos do ex-magistrado contra a Odebrecht.

À época, a empreiteira era cliente da consultoria no processo de recuperação judicial. 

O objetivo do subprocurador-geral é compreender os termos da atuação de Moro e apurar se o ex-juiz recebeu valores para fornecer informações privilegiadas sobre as ações penais em desfavor da Odebrecht.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo