Justiça

MPF avalia o uso de câmeras por policiais rodoviários em Sergipe

A decisão ocorre após a morte de Genivaldo de Jesus Santos por asfixia em uma ‘câmara de gás’

Homem morreu por asfixia em ação policial em Sergipe, no mês de maio. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal abriu uma investigação sobre a necessidade de que policiais rodoviários federais usem câmeras de vídeo corporais durante o exercício da profissão. O procedimento tem início no mês seguinte à morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, por asfixia, em uma “câmara de gás” improvisada em uma viatura.

De acordo com o procurador Flávio Matias, coordenador do Controle Externo da Atividade Policial em Sergipe, a análise do uso de câmeras se torna “ainda mais necessária” após a PRF prestar informações “posteriormente contrariadas” por gravações de pessoas que testemunharam a morte de Genivaldo.

Com o procedimento instaurado, o MPF enviou ofícios às secretarias de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, requisitando informações sobre o uso de câmeras de vídeo corporais.

Os estados que utilizarem as câmeras deverão encaminhar ao MPF, em 15 dias, estudos técnicos que deram base à decisão de adotar os equipamentos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo