CartaExpressa

A nova ação de Bolsonaro contra Lula no STF por injúria e difamação

A acusação sustenta que o petista não citou o nome do ex-presidente para evitar ser responsabilizado

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a acionar o Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira 24, contra o presidente Lula (PT) por injúria e difamação. A queixa-crime diz respeito a uma declaração do petista, concedida em marçona qual ele teria insinuado que Bolsonaro seria dono de uma mansão nos Estados Unidos.

A afirmação ocorreu durante uma cerimônia de regulamentação da Lei Paulo Gustavo, no Palácio do Planalto.

“Acabaram de descobrir uma casa, uma casa de 8 milhões de dólares do ajudante de ordens do Bolsonaro. Certamente, uma casa de 8 milhões não é para o ajudante de ordens. Certamente, é para o paladino da discórdia, o paladino da ignorância”, disse Lula, à época.

A defesa de Bolsonaro argumenta que o petista não citou o nome do ex-presidente para evitar ser responsabilizado, mas que teriam se configurado os crimes de injúria e difamação.

No documento, os advogados Daniel Tesser, Fábio Wajngarten e Paulo Amador Cunha afirmam que a casa no sul da Califórnia foi adquirida por 1,7 milhão de dólares e que o imóvel pertence a Daniel Cid, irmão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Ao Supremo, a defesa pede a concessão de liminar para que Lula publique uma retratação nas redes sociais no prazo de 24 horas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo