Internacional

Alemanha

Polícia alemã investiga saudação nazista em show de rock

por Deutsche Welle publicado 17/07/2017 16h39, última modificação 17/07/2017 16h50
Vídeo divulgado em redes sociais mostra neonazistas fazendo repetidamente saudação de Hitler em festival no estado da Turíngia
Reprodução / Twitter
Festival nazista

No festival, parte do público fez a saudação de Hitler, que é proibida na Alemanha

A polícia da Turíngia, no leste da Alemanha, está analisando um vídeo divulgado nas redes sociais no qual neonazistas claramente fazem a saudação de Hitler durante um show realizado no sábado passado (15/07).

Segundo a polícia, o vídeo foi gravado durante um festival de rock de extrema direita realizado na cidade de Themar. Nele, dezenas de pessoas da plateia fazem repetidamente o gesto, que é proibido na Alemanha.

Gestern Nacht #Themar: #RechtsRock mit 6000 #Nazis: #Hitlergrüsse etc. @Polizei_Thuer griff nicht ein. Video via https://t.co/qGu0JdKBSP pic.twitter.com/Qe9mv4qBrv

— (((KatharinaKönig))) (@KatharinaKoenig) 16 de julho de 2017

 

A polícia pediu a usuários do Facebook e do Twitter que lhe enviem eventuais gravações, pois o vídeo original foi apagado pelo usuário que o postara.

A polícia do estado alemão também está sendo alvo de críticas por não ter cancelado o show. Segundo o governo da Turíngia, a polícia registrou 46 ocorrências durante o evento, entre elas o uso de símbolos de organizações proibidas, ameaças, agressões e violações da legislação sobre o porte de armas.

Seis pessoas foram detidas de forma preventiva, e as autoridades identificaram outros 440 suspeitos. O show reuniu cerca de 6 mil pessoas, a ampla maioria delas membros da extrema direita alemã.

DW_logo

registrado em: Nazismo, Adolf Hitler, Alemanha