Educação

Weintraub diz que proclamação da República foi “infâmia” contra Pedro II

O ministro da educação se referiu ao monarca como ‘um patriota, honesto, iluminado, considerado um dos melhores gestores e governantes’

Weintraub, Ministro da Educação. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro Abraham Weintraub classificou a proclamação da República, que completa 130 anos nesta sexta-feira 15, uma “infâmia” contra o imperador Dom Pedro II. Em uma publicação feita em seu Twitter, ele escreveu: “Não estou defendendo que voltemos à Monarquia mas…O que diabos estamos comemorando hoje?”

No texto, o ministro da educação se refere ao monarca como “um patriota, honesto, iluminado, considerado um dos melhores gestores e governantes da História”.

Depois, em outro post, o ministro da educação ironizou novamente a data e disse que a melhor forma de comemorar, entre aspas, o “primeiro golpe do Brasil” seria trabalhando. O ministro publicou uma foto onde despacha ao lado de colegas de Esplanada, como o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e da Cidadania, Osmar Terra.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar