Economia

Produção industrial modesta, mas com qualidade

Segundo pesquisa, produção de bens de capital tem tido um crescimento significativo: de janeiro a julho aumentou 14,2%. Análise de João Sicsú

Há possibilidades de a indústria ter melhor desempenho a partir da desvalorização cambial recente
Apoie Siga-nos no

Segundo o IBGE, a produção industrial de julho recuou 2% em relação a junho e aumentou 2% quando comparada com julho de 2012. Pode-se dizer que na comparação com o ano passado há uma modesta recuperação. O número acumulado de 2013 é de 2%. O que foi revelado de mais importante na pesquisa do IBGE é que a produção de bens de capital (bens para o investimento) tem tido um crescimento significativo. De janeiro a julho já aumentou 14,2%.

A produção industrial confirmou a tendência indicada pela trajetória de crescimento do PIB no primeiro semestre do ano. Todos os números têm mostrado que a recuperação é modesta, mas que tem qualidade, isto é, há um forte componente de produção de bens de capital e de investimento. Mais: existem possibilidades de a indústria ter melhor desempenho a partir da desvalorização cambial recente. Nossos produtos se tornarão mais competitivos nos mercados externo e doméstico.

Do ponto de vista econômico, o período 2007-2010 foi o mais importante da Era Lula. Muitos dizem, de forma equivocada, que foi um período exclusivo de elevado consumo. Verdade parcial. Verdade completa é que o investimento crescia entre duas e três vezes o crescimento de toda a economia. O consumo reduzia os estoques e os empresários investiam. O PIB e a produção industrial de 2013 revelam que a economia persegue a mesma trajetória de qualidade da Era Lula, mas ainda falta vigor.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo