Economia
Procon notifica Empiricus sobre a história da milionária Bettina
A empresa tem 48 horas para dar uma resposta à notificação
“Ninguém acha normal eu ter juntado mais de 1 milhão de reais assim, tão nova e começando com muito pouco”, diz Bettina a uma multidão no YouTube. Aparentemente, nem os órgãos regulatórios: o Procon/SP notificou a empresa Empiricus sobre o anúncio que conta a história da moça, uma jovem de 22 anos que supostamente teria juntado um patrimônio de mais de 1 milhão de reais no período de três anos. O pedido, protocolado nesta terça-feira 19, exige que a empresa declare “a evolução financeira da atriz/depoente”. A Empiricus tem 48 horas para dar uma resposta à notificação.
Bettina, a milionária que agitou a web (Reprodução)
A repercussão do vídeo, que aparecia como anúncio em vídeos, foi grande nas redes sociais. Segundo relatado por Bettina Rudolph – que é copywritter da empresa -, de um patrimônio de 1520 reais, ela alcançou a fatia milionária apenas investindo em ações. Além de esclarecimentos sobre o suposto crescimento, a Empiricus deve também especificar para o Procon se o vídeo se trata de uma campanha publicitária.
Cadeia nos EUA e processo no Brasil. A @Empiricus é uma igreja evangélica. Esta vende terrenos no céu, a outra um céu terreno. https://t.co/K9IHQC60j9 pic.twitter.com/tx8XtGn2xb
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) 19 de março de 2019
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a redatora gaúcha afirmou que não sabia, ao certo, quanto investiu no total, pois não olhava o retorno dos investimentos mês a mês. Além do valor inicial citado no vídeo, Bettina teria aplicado também o valor de 35 mil reais que o pai poupou para ela ao longo dos anos.
➤ Leia também: Analistas da Empiricus são suspensos por propaganda enganosa
Oi. O nome dela é Bettina, ela tem 22 anos e não sabe quanto investiu para chegar a R$ 1 milhão –não foram só os R$ 1.520 anunciadoshttps://t.co/tU6sqFj1GQ
— Folha de S.Paulo (@folha) 19 de março de 2019
A Empiricus, uma empresa de análise com conteúdo financeiro, já esteve envolvida em polêmicas sobre a estratégia de marketing utilizada. Na época, três analistas tiveram seus registros suspensos por serem acusados de propaganda enganosa, que não alertaria o cliente sobre os riscos dos investimentos feitos.
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