Economia

PIB do Brasil cresce 1,1% em 2019, pior avanço em 3 anos

Resultado equivale ao terceiro ano seguido de fraco crescimento e deve afetar as projeções da economia para 2020

Paulo Guedes anuncia medidas para estimular negócios no Brasil. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,1% em 2019. Esse número foi divulgado nesta quarta-feira 04, pelo IBGE. Esse número era o que estava previsto pelos economistas após resultados decepcionantes na atividade econômica de novembro e dezembro de 2019.

Esse é um resultado frustrante diante das expectativas do mercado com o novo governo, que adotou um programa a favor de ajustes e privatizações.

O último trimestre de 2019 apresentou resultados negativos em alguns dos principais setores econômicos. Comércio e serviços, por exemplo, fecharam no vermelho em dezembro, mesmo com as vendas do Natal.

O índice divulgado nesta quarta deve afetar as projeções da economia para 2020, que já têm sido revistas para baixo por conta dos impactos econômicos do coronavírus.

O governo havia estimado um crescimento de 2,4% em 2020. O mercado apostava em 2,2%. Com o número baixo de 2019, essas estimativas serão revisadas.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo