Economia

assine e leia

Fome para todos

Há risco de uma catástrofe planetária, alerta a ONU. O Brasil havia equacionado o problema, e agora está ameaçado

Monocultura. Há 84,8 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar. Dos 72 milhões de hectares de lavouras, 31 milhões são de soja - Imagem: Christiano Antonucci/GOVMT e Wenderson Araújo/Sistema CNA/Senar
Apoie Siga-nos no

O alerta recente das Nações Unidas para um novo recorde nos níveis mundiais de fome e o alto número de pessoas em insegurança alimentar severa, pouco depois do anúncio de um plano do G-7 para enfrentar o problema, expõe tanto os malefícios da globalização quanto os extremos da condição paradoxal do Brasil, terceiro maior produtor de alimentos do mundo e, ao mesmo tempo, assombrado pela fome. Segundo a ONU, os preços dos alimentos no mundo são os mais caros em 61 anos, o total de famélicos subiu 500% desde 2016 e o número de habitantes nessa situação passou de 135 milhões, antes da pandemia, para 276 milhões.

Vários países estão à beira de uma crise gigante, caso de Sri Lanka, Marrocos, ­Paquistão e Líbano, entre outros, destacou em apresentação na Câmara dos Deputados a economista Jayati Ghosh, professora da Universidade de ­Massachusetts. O aumento do preço de alguns alimentos em até 300% no Irã provocou protestos em massa e incêndios de lojas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo