Economia

Conselho de Administração aprova Magda Chambriard como nova presidente da Petrobras

Executiva começou a carreira na estatal ainda nos anos 1980 e substituirá Prates, demitido por Lula no último dia 14 de maio, no comando da empresa

Magda Chambriard. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a eleição da nova presidente da estatal. Em reunião realizada nesta sexta-feira 24, o grupo escolheu o nome de Magda Chambriard para chefiar a companhia.

Ela vai substituir Jean Paul Prates na presidência da Petrobras. Na última quarta-feira 22, o Comitê de Elegibilidade da companhia aprovou a indicação de Chambriard. 

Além disso, segundo a Petrobras, não será necessária a convocação de uma Assembleia de Acionistas. Com a decisão, Chambriard será, também, conselheira de Administração da companhia. 

Quem é Magda?

Ela, que é mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, começou sua carreira na Petrobras em 1980. Magda Chambriard será a segunda mulher a comandar a Petrobras – a primeira foi Graça Foster, entre 2012 e 2015.

Ainda no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), Chambriard foi diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Antes, em 2002, ela passou a integrar a ANP para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção. 

No grupo, ela esteve à frente das superintendências de Exploração e de Definição de Blocos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo