Diversidade

Presidente da Embratur fala em ‘orifício rugoso’ para atacar LGBTs em live com Damares

O ataque de Gilson Machado foi feito durante uma live sobre ‘direito à vida e dignidade’

Apoie Siga-nos no

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado, fez um ataque à comunidade LGBT+ nesta quarta-feira 24. Em uma live com o tema “o direito à vida e a dignidade”, que teve a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, Machado afirmou que o movimento LGBT quer impor sua sexualidade para a maioria dos cristãos brasileiros e isso é abominável. “A linha entre o sagrado e o profano não é tênue, é grossa”, afirmou.

Logo em seguida, Machado disse que não tem “nada contra quem usa seu orifício rugoso ‘infralombar’ para fazer sexo” e atacou a peça  “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, monólogo com a atriz travesti Renata Carvalho, em que ela encarna um Jesus transexual. “E está escrito na Bíblia. Jesus Cristo nasceu, cresceu, foi crucificado e ressuscitou em forma de homem”, atacou o presidente.

“Me desculpa meu desabafo ministra (Damares), mas temos que mostrar a verdade, porque até a sexualidade de Jesus eles tentam desvirtuar”, concluiu o presidente.

Machado reforçou o que Jair Bolsonaro já havia falado em 2019, de que o Brasil “não poderia ser o país do turismo gay”. Ambos desconsideram que esse é o público que mais movimenta o setor — estimativa é de que público LGBT represente 10% dos viajantes no mundo.

A peça citada pelo presidente da Embratur foi alvo de censuras judiciais em diversas cidades. A atriz Renata Carvalho foi proibida de encenar Jesus por ser uma travesti. Nas decisões que proibiam a exibição do espetáculo, o argumento era desrespeito religioso. Renata chegou a ser ameaçada e teve dificuldade para encontrar palcos e patrocínios.

Procurada, a Embratur ainda não se pronunciou sobre o caso. A fala pode ser assistida a partir do minuto 25 no vídeo abaixo

https://www.facebook.com/104431677892737/videos/274614786932681/

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo