Diversidade

Osmar Terra vira réu por improbidade após censurar edital com obras LGBT

Decisão, tomada na quarta-feira 3 pelo juiz federal Vigdor Teitel, da 1ª Vara Federal do Rio de Janeiro, atende a denúncia do MPF

Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Cidadania e deputado federal bolsonarista Osmar Terra (MDB-RS) se tornou réu na Justiça, sob a acusação de improbidade administrativa por suspender, no ano passado, um edital de chamamento de projetos para emissoras públicas de televisão que projetava séries com temática LGBT.

A decisão, tomada na quarta-feira 3 pelo juiz federal Vigdor Teitel, da 1ª Vara Federal do Rio de Janeiro, atende a denúncia do Ministério Público Federal.

“Tais fatos, analisados em conjunto com os documentos acostados na ação, até então, revelam, quando menos, indícios mínimos de autoria e materialidade do ato ímprobo”, escreveu o magistrado no despacho.

Conforme a decisão de Teitel, o MPF argumenta que a suspensão do edital é “ato eivado de nulidade e constitui ato ímprobo, causador de lesão ao erário, uma vez que é motivada por discriminação por orientação sexual e identidade de gênero”.

As obras barradas por Terra estavam entre as finalistas da linha de diversidade de gênero de um edital aberto em 2018. “Afronte”, “Transversais”, “Religare queer” e “Sexo reverso” chegaram a ser mencionadas por Jair Bolsonaro em uma de suas lives semanais no Facebook. Todas foram alvos de ataques por parte do presidente.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo