Cultura

Marcia Castro explora o axé na sua mistura de estilos e força musical

Cantora acrescenta ao gênero o lado de suas influências e expressões da musicalidade baiana

Foto: Pedrita/Divulgação.
Foto: Pedrita/Divulgação.

Um single lançado recentemente pela cantora Marcia Castro, Ver a Maravilha, dá uma ideia do que se reverbera ainda do axé music no seu lado musical e contagiante. A composição é de Teago Oliveira, da banda baiana Maglore, e revive o gênero na sua essência.

No seu quinto álbum a ser lançado nas plataformas de música no dia 21 de outubro, Marcia Castro irá trazer esta música e outras faixas, justamente buscando um reencontro dessa convergência de ritmos e estilos baianos que marcaram os anos 1990, impondo suas influências além do rótulo desgastado que acabou ficando marcado no gênero.

A cantora baiana vê um legado importante deixado pelo axé, nome, inclusive, deste seu novo disco. O trabalho já estava pronto antes da pandemia, e outra música, Arco Íris do Amor (Fábio Alcântara, Magary Lord e Lucas Santtana), com participação de Margareth Menezes, tinha sido lançada no início do ano passado. O single também lembra de forma latente o ritmo que faz sucesso na Bahia há 30 anos.

Há no trabalho músicas assinadas por Márcia Castro, e também de compositores badalados, como Carlinhos Brown, Russo Passapusso (BaianaSystem), Emicida e Nando Reis.

A produção é de gente de peso da cena musical de Salvador: maestro Letieres Leite e Lucas Santtana. Já a direção artística do álbum Axé é assinada por Marcus Preto.

A baiana Marcia Castro já está indo para 15 anos de carreira, desde o seu primeiro disco, Pecadinho. Seu último álbum lançado foi Treta (2017).

Marcia Castro tornou-se mãe há cerca de dois meses. Após fertilização in vitro, sua parceira engravidou do bebê. A dupla maternidade é bastante tratada nas redes sociais pela cantora. Segundo ela, a filha despertou o quão é difícil ser mãe e criar uma criança. A questão homoafetiva é abordada nos dois singles já lançados do novo álbum da cantora.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!