Cultura

Já adotada nos EUA e Europa, live com realidade estendida chega ao Brasil

Criolo anuncia show ao vivo em plataforma interativa de streaming com uso inédito da tecnologia

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O cantor e compositor Criolo realiza no dia 23 de janeiro show gratuito transmitido pela plataforma interativa de streaming Twitch. O artista anuncia a apresentação musical pela web em realidade estendida, a primeira com o uso da tecnologia no Brasil.

A tecnologia, que permite apresentar ambientes ou cenários virtuais diversos, pré-criados no computador durante uma live, é uma forma do artista manter os espectadores mais imersos na apresentação, por torná-la também mais atraente e dinâmica.

É bom lembrar que o recurso não se trata de um simples jogo de fachos de luz, projeção a laser, sons integrados e imagens 3D projetadas. Para produzir realidade estendida, exige-se a criação de ambientes virtuais aplicados ao mundo real, que levam semanas para serem produzidos em sofisticados programas de computador, com efeitos ao espectador visuais, sonoros, entre outras sensações.

No exterior, antes da pandemia, em algumas apresentações musicais, a realidade estendida era adotada de outra forma, como, por exemplo, shows gravados com câmera 360°, em que o espectador usava óculos de realidade virtual para assisti-lo com visão total. No entanto, ainda mantinha passividade do espectador com relação ao espetáculo.

Precisa ver o grau de interação que Criolo manterá com o público na apresentação. A realidade estendida oferece mais recursos para manter o público atento e interagindo com a live.

Em dezembro, o cantor e compositor lançou um single em parceria com o duo Tropkillaz com videoclipe produzido em realidade estendida. Nele, se vê Criolo inserido em diferentes universos virtuais.

No exterior

Durante a pandemia, na Europa, algumas experiências foram feitas com realidade estendida.  Em junho, o músico francês Jean-Michel Jarre promoveu um show no formato, para celebrar a Fête de la Musique, o principal evento de música da França, em que o público pôde interagir com ele por meio de um avatar. A transmissão ocorreu por aplicativo e plataforma de rede social.

Um mês antes, o cantor americano John Legend iniciou pequenos concertos, a partir de um estúdio em Los Angeles, também baseados na realidade virtual. O projeto foi feito com a MelodyVR, uma das principais plataformas hoje de show e conteúdo musical usando a tecnologia.

No 1° de maio do ano passado, em Helsinque, na Finlândia, uma dupla de rap de lá fez live dentro do conceito de realidade virtual, utilizando como cenário reprodução digital da capital finlandesa, tecnicamente chamado de gêmeo digital. Neste caso, usou-se imagens de um banco de dados virtual existente da cidade de Helsinque, que tinha levado cerca de dois anos para ser feito.

Criolo já apresenta desde junho na plataforma Twitch o Criolo TV, com muita conversa e som. A live do dia 23 de janeiro terá direção de Denis Cisma e Tito Sabatini.

A realidade estendida é uma tendência na internet em substituição aos shows ao vivo presenciais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo