CartaExpressa,Política

TSE avalia que há condições para cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, diz jornal

TSE avalia que há condições para cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, diz jornal

Tribunal tem quatro ações por abusos econômicos e uso indevido de redes sociais durante a campanha do presidente e seu vice

Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. Foto: Marcos Corrêa/PR

Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. Foto: Marcos Corrêa/PR

O Tribunal Superior Eleitoral já considera que há condições técnicas para a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. A informação é do blog do Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Ao todo, o atual presidente e seu vice enfrentam quatro processos na Corte por suspeitas de irregularidades durante a campanha eleitoral em 2018. Bolsonaro e Mourão teriam usado irregularmente as redes sociais e cometido outros abusos financeiros durante a corrida eleitoral.

Em uma das apurações, o tribunal se debruça sobre o uso de nomes e CPFs de idosos para registrar chips de celular. Esses novos chips teriam sido usados para disparos em massa feitos pela equipe de campanha de Bolsonaro.

Segundo o jornal, as condições técnicas e materiais para a cassação já estariam consolidadas pelo TSE, faltando neste momento apenas reunir as melhores condições políticas para avançar com o processo. Uma cassação poderia fortalecer os discursos de ruptura democrática feitos por Bolsonaro nas últimas semanas.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem