CartaExpressa

‘Tenho certeza de que não vou ligar para ele’, diz Bolsonaro sobre possível derrota para Lula

O ex-capitão também voltou a se manifestar sobre uma reunião com embaixadores na qual repetirá alegações jamais comprovadas sobre o sistema eleitoral

Jair Bolsonaro na Cúpula das Américas 2022, em Los Angeles. Foto: Jim WATSON/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo 17 não haver qualquer possibilidade de derrota nas eleições de outubro para o ex-presidente Lula, o líder das pesquisas de intenção de voto.

Bolsonaro também fez uma comparação com o futebol para se dizer favorito na disputa.

“Ele é que vai ligar para mim. Eu tenho certeza de que eu não vou ligar para ele. Não tem o ‘se’ nessa questão. É o Flamengo enfrentando o Bangu, com toda certeza. Até com o time reserva. Com todo o respeito ao Bangu”, disse o ex-capitão, citado pelo jornal O Globo, ao ser questionado se telefonaria para Lula caso o petista vença o pleito.

Ele também voltou a se manifestar sobre uma reunião com embaixadores nesta segunda-feira 18 na qual repetirá suas alegações jamais comprovadas sobre o sistema eleitoral.

“[Vai ser] técnica. Não vou supor nada. O foco é na transparência eleitoral, fazer com que, uma vez acabada as eleições, ninguém duvide da mesma. E o perdedor imediatamente ligue para o ganhador.”

As insinuações de Bolsonaro sobre supostas fragilidades das urnas eletrônicas têm sido sistematicamente descontruídas. Após três rodadas de auditoria, técnicos do Tribunal de Contas da União concluíram que os mecanismos de gestão de riscos adotados pelo TSE para evitar “incidentes graves”, como ataques cibernéticos, e garantir eleições seguras neste ano estão adequados, além de seguirem “boas práticas internacionais”. A conclusão está em relatório apresentado na sessão da última quarta-feira 13.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar