CartaExpressa,Política

TCU cria comissão para investigar relatório falso sobre a Covid propagado por Bolsonaro

TCU cria comissão para investigar relatório falso sobre a Covid propagado por Bolsonaro

Foto: Reprodução/Youtube

Foto: Reprodução/Youtube

O Tribunal de Contas da União criou uma comissão, composta por três auditores, para investigar a conduta do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, que produziu um relatório falso com uma ‘contagem paralela’ que sugeria ‘supernotificação’ das mortes por Covid-19.

O trabalho da comissão do TCU pode durar até 60 dias e será presidido por Márcio André Santos de Albuquerque.

Os dados do documento falso foram propagados pelo presidente Jair Bolsonaro em diversas oportunidades ao longo dos últimos dias. O relatório feito por Marques dizia que 50% das mortes registradas por Covid-19 no Brasil, na verdade, tiveram outras causas.

No mesmo dia em que Bolsonaro citou o documento pela primeira vez, o tribunal desmentiu o presidente. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, diz o texto.

Em 9 de junho, Silva Marques foi afastado do cargo por 60 dias, por decisão da presidenta do TCU, Ana Arraes. Ele está proibido de ingressar no prédio do tribunal e de acessar sistemas internos.

 

 

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem