CartaExpressa

Relator pede a cassação de Arthur do Val no Conselho de Ética da Alesp

Mamãe Falei entrou na mira da Assembleia paulista após o escândalo dos áudios sexistas sobre mulheres ucranianas

Apoie Siga-nos no

O relator do processo contra Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Delegado Olim (PP), defendeu a cassação do mandato do parlamentar estadual em parecer entregue ao colegiado nesta quinta-feira 7.

O passo seguinte é a votação do relatório pelos nove integrantes do Conselho, em reunião agendada para a próxima terça-feira 12. Os deputados decidirão se acatam ou rejeitam o pleito de Olim.

Depois, o processo chegará ao plenário da Alesp. Lá, serão necessários pelo menos 48 dos 94 votos possíveis para cassar o mandato de Arthur do Val.

Do Val entrou na mira da Assembleia paulista após o escândalo das declarações sexistas durante sua viagem ao leste europeu. Ele afirmou, em áudios vazados em um grupo de amigos do WhatsApp, que as mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres” e comparou uma fila de refugiadas da guerra à “melhor das baladas de São Paulo”.

Do Val é alvo de 20 representações assinadas por deputados da esquerda à direita, reunidas em uma só ação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar