CartaExpressa,Política

Rejeição ao governo Bolsonaro sobe e chega a 54%, mostra pesquisa XP/Ipespe

Rejeição ao governo Bolsonaro sobe e chega a 54%, mostra pesquisa XP/Ipespe

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira 17 indica que segue a tendência de crescimento da rejeição ao governo de Jair Bolsonaro. 54% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, ante 52% na rodada do mês passado. O aumento nas avaliações negativas é constante desde outubro de 2020.

Avaliam o governo como bom ou ótimo 23% (eram 25%). Tratam-se dos piores números do governo Bolsonaro desde o início da série. Outros 20% veem a gestão como regular.

63% dos entrevistados disseram reprovar a maneira como Bolsonaro administra o País, ante 29% que a aprovam. A expectativa quanto ao restante do mandato é negativa para 52% e positiva para 28%.

Para 63%, a economia brasileira está no caminho errado, enquanto 27% a consideram no caminho certo. Além disso, 56% avaliam que as notícias sobre o governo federal reproduzidas na televisão, nos jornais, nas rádios e na internet são desfavoráveis. Para 27%, são favoráveis.

O levantamento ainda aponta que, para 46%, a corrupção aumentará nos próximos seis meses, enquanto 33% responderam que ela ficará como está e 17% disseram que ela diminuirá.

A pesquisa XP/Ipespe colheu 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto.

 

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem