CartaExpressa

PT aciona o STF contra Bolsonaro por usar a TV Brasil em live de fake news

Deputados do partido acusam o presidente de cometer os crimes de improbidade e abuso de poder econômico e político

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/YouTube
Apoie Siga-nos no

Deputados federais do PT, sob a coordenação do líder do partido na Câmara, Bohn Gass (RS), protocolaram nesta sexta-feira 30 uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro por usar a TV Brasil para transmitir uma live na qual divulgou “mentiras, fake news, charlatanismo, ataques a adversários políticos e gravíssimo ataque institucional ao TSE”.

O partido acusa Bolsonaro de cometer os crimes de improbidade e abuso de poder econômico e político. Também argumenta que o presidente cometeu crime eleitoral, por meio de “propaganda eleitoral antecipada”. A transmissão foi ao ar na noite da última quinta-feira 29.

“Não há dúvidas de que o representado utilizou a TV BRASIL para fazer promoção pessoal, atacando o sistema eleitoral brasileiro e usando o cargo de Presidente da República para difundir infundada opinião pessoal sobre suposta fraude nas urnas eletrônicas, com o nítido propósito de fazer promoção pessoal com vistas ao processo eleitoral do ano de 2022″, diz trecho da notícia-crime.

O PT ainda sustenta que o presidente “tem plena consciência da inverdade de suas afirmações, sendo que, no caso dessa acusação de fraude, (…) o suposto crime é atribuído ao próprio TSE, podendo-se concluir que o crime é atribuído, ainda de que forma genérica, aos ministros e a servidores do órgão”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar