CartaExpressa

Pré-candidatos, Ciro e Datena criticam pesquisas: ‘Querem matar a 3ª via’

‘Quem paga isso é o sistema financeiro, e o sistema financeiro brasileiro quer que tudo mude para que nada mude’, disse o pedetista

Ciro Gomes e José Luiz Datena. Foto: Reprodução/Rádio Bandeirantes
Apoie Siga-nos no

O pré-candidato do PDT à Presidência da República em 2022, Ciro Gomes, concordou com a avaliação do apresentador José Luiz Datena, da Rádio Bandeirantes – e também pré-candidato ao Planalto, pelo PSL – de que “querem matar a 3ª via”.

Em programa transmitido nesta quinta-feira 23, Datena reclamou de pesquisas eleitorais que não o apontam como opção nos principais cenários. “Eu não sei por que querem matar a 3ª via, mas parece que querem matar a 3ª via. Ou eu estou enganado?”, perguntou o apresentador a Ciro.

“Você está certo. Todos têm inveja da sua popularidade generosa, independentemente da luta política”, respondeu o pedetista. “Sabe quanto custa uma pesquisa no Brasil? A mais barata custa 600 mil reais. E uma pesquisa do tamanho da amostra do Datafolha, presencial, custa 2 milhões de reais. Quem é que tem dinheiro neste País sofrido, machucado, angustiado e humilhado como está nosso povo para todo mês pagar 5, 6 ou 7 pesquisas? A soma disso dá 10 milhões de reais por mês. Ninguém gasta essa grana se não tiver interesse nisso”.

Segundo Ciro, “quem paga isso é o sistema financeiro, e o sistema financeiro brasileiro quer que tudo mude para que nada mude”.

“Da outra vez, em 2018, fizeram esse mesmo movimento e se organizaram todos ao redor do Geraldo Alckmin, uma pessoa infinitamente melhor que o Bolsonaro, mas o nosso povo não quis. Resultado prático: a elite inteira votou nessa aberração que é o Bolsonaro e agora eles estão tentando a mesma coisa, que qualquer um presta, menos nós, eu, você e outros que temos uma raiz popular e que não temos rabo de palha, que não temos rabo preso e que estamos com vontade de entrar nisso para mudar”.

No mais recente levantamento Datafolha, divulgado em 17 de setembro, Lula lidera as intenções de voto no 1º cenário, com 44%, seguido por Jair Bolsonaro, com 26%. Ciro é o terceiro, com 9%. Datena aparece no 4º cenário, com 4% das intenções de voto, atrás de Lula (42%), Bolsonaro (24%) e Ciro (10%).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar