Policiais federais vão às ruas contra o governo Bolsonaro

Os representantes das forças de segurança reclamam de falta de clareza em vários itens da Reforma Administrativa proposta pelo Planalto

Foto: EVARISTO SA / AFP

Apoie Siga-nos no

Policiais federais e várias categorias de servidores públicos vão às ruas nesta quarta-feira 23 contra a Reforma Administrativa proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro que tramita na Câmara dos Deputados.

“Esta mudança constitucional não busca a eficiência ou maior profissionalização dos serviços públicos, como educação, saúde, segurança pública, justiça, assistência social, previdência, meio ambiente, dentre outros fundamentais para o desenvolvimento humano, social, cultural, institucional e econômico do país. Busca atender a interesses estranhos aos do povo brasileiro”, diz a nota das instituições que convoca para o ato.

“A sociedade brasileira demorou séculos para consolidar um serviço público eficiente, de carreira, sem apadrinhamentos e dominação politiqueira. E estamos vendo a triste e vergonhosa manipulação da opinião pública, com medidas como essa, de desmonte dos serviços públicos e das redes de proteção social, com reflexos nocivos ao desenvolvimento nacional, agora agravada com o risco de ter um serviço público influenciado pelo patrimonialismo, clientelismo e ingerências políticas de toda ordem”, acrescenta.

Os representantes das forças de segurança reclamam da falta de clareza em vários itens. O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens, defende que a melhor alternativa seria o governo federal reiniciar as discussões sobre a reforma.

“Não foram apresentados dados que demonstrem como a reforma impactaria as contas públicas”, diz.

Não é a primeira vez que integrantes da PF ficam insatisfeitos com Bolsonaro. Em 2019, na Reforma da Previdência, o governo não incluiu policiais civis, rodoviários e federais no mesmo pacote dos militares, com regras mais brandas. Depois, veio a PEC Emergencial, em que os profissionais ficaram sujeitos ao congelamento salarial caso as despesas da União, de estados e municípios chegassem a 95% da receita corrente.


Leia a nota sobre a mobilização.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.