CartaExpressa

Pesquisas apontam que Trump está perdendo apoio entre republicanos

O ex-presidente começou a perder espaço no partido após Comitê do Congresso afirmar que Trump sabia que manifestantes estavam armados

Foto: Chris DELMAS / AFP
Apoie Siga-nos no

Apesar de ter mantido coesa sua base desde a eleição de Joe Biden, o ex-presidente norte-americano, Donald Trump perdeu apoio entre os integrantes do Partido Republicano após audiência do Comitê do Congresso dos EUA sobre a invasão no Capitólio. É o que apontam recentes pesquisas eleitorais. 

Um levantamento da ABC News/Ipsos, publicado no dia 19 de junho, apontava que 58% dos norte-americanos defendiam que Trump deveria responder criminalmente pela invasão.

Entre os republicanos o percentual é de 19%. Apesar de baixo, o índice representa um recorde de desaprovação se comparado com pesquisas anteriores, quando 10% dos republicanos disseram que Trump deveria ser indiciado pelos atos antidemocráticos.

Durante a sessão, uma ex-assessora da Casa Branca trumpista disse que Trump sabia que os manifestantes reunidos em Washington estavam armados, e mesmo assim incentivou os atos violentos.

As pretensões de Trump de ser o candidato escolhido pelo partido Republicano nas primárias de 2024 também parecem estar ameaçadas.

Uma pesquisa realizada pelo Yahoo/YouGov mostrou que o adversário do ex-presidente, o governador da Flórida Ron DeSantis tem crescido na disputa. Até agora, Trump tem 44% das intenções de voto dentro do partido, contra 33% do governador. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar