CartaExpressa

Para Barroso, nível de fake news nestas eleições é ‘mínimo’

Presidente do TSE enalteceu parceria com agências de checagem de informações

Apoie Siga-nos no

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, o nível de disseminação de fake news em meio à campanha eleitoral no Brasil este ano é “mínimo”.

“Ainda temos dois dias até as eleições. Mas, talvez, nos últimos tempos, esta tenha sido a eleição com menor incidência de notícias fraudulentas”, disse Barroso nesta sexta-feira 13, durante seminário sobre o sistema eleitoral brasileiro promovido pelo TSE. “Achamos que esta é uma eleição em que o nível de circulação de notícias fraudulentas foi mínimo. Felizmente”, completou Barroso.

Ainda de acordo com o ministro, parcerias entre o TSE, agências de checagem de informação e plataformas digitais ajudaram a controlar a proliferação de notícias falsas. “Nós achamos que essas parcerias com as mídias sociais derrubaram centenas de pontas que tinham comportamentos inautênticos”, disse o presidente do TSE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar