CartaExpressa

Muros da Faria Lima amanhecem estampados com rosto de Guedes em nota de US$ 9,5 milhões

A ação é um protesto contra a offshore mantida pelo ministro nas Ilhas Virgens Britânicas

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro da Economia Paulo Guedes é alvo de um novo protesto por manter milhões em uma offshore em paraísos fiscais. Ao menos cinco muros da Faria Lima amanheceram com o rosto do ministro estampando notas de 9,5 milhões de dólares nesta sexta-feira 8. A rua é conhecida como o símbolo do mercado financeiro em São Paulo.

O rosto de Guedes estampa uma nota de 9,5 milhões de dólares que também traz Jair Bolsonaro com a faixa presidencial e a frase ’14 mil reais de lucro por dia’, em referência a quanto o ministro teria valorizado seus investimentos desde que assumiu o cargo no governo federal.

A ação é um protesto contra a offshore mantida pelo ministro nas Ilhas Virgens Britânicas, onde estão alocados o valor da nota. Com a política econômica liderada por Guedes, o montante que antes representava 23 milhões de reais, passou a representar 51 milhões em apenas dois anos.

O protesto faz parte de ações de um grupo de designers ativistas que preferem se manter anônimos. O mesmo grupo já havia estampado nos muros o rosto de Guedes com a frase ‘Faria Loser’ A face do ministro também ilustra cartazes com a expressão ‘Faria Lama’, um trocadilho para a ‘sujeira’ do mercado financeiro.

A offshore de Guedes foi revelada recentemente pelo Pandora Papers, uma apuração conduzida por 616 jornalistas de 117 países sob a coordenação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Apesar de ser ilegal, a empresa em paraíso fiscal mantida pelo ministro é alvo de suspeitas, já que o cargo que ocupa permite a Guedes tomar decisões que podem influenciar nos seus resultados de investimentos. A atuação do ministro está sendo apurada pela PGR, há pedidos de investigação no STF e no MPF e terá que se fornecer explicações na Câmara e no Senado Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.