CartaExpressa

Marco Temporal: Bolsonaro pede ‘bom senso’ ao STF para não ‘entregar o Brasil para o índio’

Segundo o presidente, uma decisão contrária marco tem o potencial de ‘acabar com o agronegócio’

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro usou parte de sua transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira 2 para pressionar o Supremo Tribunal Federal a aprovar a tese do Marco Temporal.

Outra possibilidade pela qual torce Bolsonaro é de que ao menos um ministro peça vista – ou seja, mais tempo para analisar os autos – e “sente em cima do processo”.

“A gente espera bom senso do STF, ou a gente vai entregar o Brasil para o índio”, declarou o presidente na live. Segundo ele, uma decisão contrária ao Marco Temporal tem o potencial de “acabar com o agronegócio”.

A tese do Marco Temporal pode estabelecer a promulgação da Constituição como um divisor de águas para a demarcação de terras indígenas. Se a questão for considerada válida pelo Supremo, as tribos originárias terão de provar que estavam nas terras demandadas na data da promulgação da Carta Magna – 5 de outubro de 1988 -, o que especialistas consideram um desafio por vezes insuperável e prejudicial aos indígenas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar