CartaExpressa

Lula assina manifesto em defesa da Democracia

A esposa do ex-presidente, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, também passou a integrar a lista de signatários do documento

Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) assinou nesta segunda-feira 8 o manifesto em defesa da Democracia e contra os ataques ao sistema eleitoral produzido por integrantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

A assinatura do ex-presidente se soma aos mais de 700 mil signatários do texto, entre eles os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Avila (Novo). Há ainda na lista de apoiadores banqueiros, empresários, intelectuais, ex-ministros, políticos, além dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). O candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), também assinou o texto, assim como a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, atual esposa do ex-presidente.

“Seu apoio é extremamente importante. E é um passo a mais na direção da expressiva adesão de 1 milhão de brasileiros e brasileiras. A adesão do Presidente Lula e de sua esposa Janja tem, ainda, forte caráter simbólico, pois se deu há exatos 45 anos da leitura da carta de 1977”, avaliou o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, ao jornal.

O documento, como mostrou CartaCapital, faz duras críticas aos ataques de Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro e reforça a defesa do resultado das urnas. O manifesto, após sua repercussão, foi minimizado por Bolsonaro, que o chamou de ‘cartinha’.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar