CartaExpressa

IBGE: prévia da inflação sobe 0,78% em fevereiro

Alta foi puxada pelo reajuste nos itens relacionados à Educação no Brasil; índice geral ainda é menor do que previsto pelo mercado financeiro para o mês

Créditos: Reprodução Gênero e Educação Créditos: Reprodução Gênero e Educação
Apoie Siga-nos no

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país, subiu 0,78% em fevereiro, após avanço de 0,31% em janeiro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira 27.

O resultado, mostra o instituto, foi influenciado pelo grupo da Educação, com alta de 5,07 pontos percentuais. O aumento é considerado uma sazonalidade, que sofre com os reajustes escolares que acontecem uma vez ao ano.

Apesar da alta no mês, o IPCA-15 foi menor do que o esperado pelo mercado financeiro, que estimava alta de 0,82% no mês e de 4,52% na comparação com fevereiro de 2023.

No ano, o índice acumula alta de 1,09% e nos últimos 12 meses, de 4,49%, acima dos 4,47% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2023, o IPCA-15 foi de 0,76%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar