CartaExpressa

Governo Bolsonaro é reprovado por 48% dos eleitores, diz Datafolha

Quando comparado com outros presidentes em igual tempo de mandato, Bolsonaro continua registrando a pior avaliação

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Apoie Siga-nos no

A avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro (PL) variou dois pontos percentuais para cima desde março e já soma 48% de reprovação, segundo o instituto Datafolha. O resultado consta na nova pesquisa divulgada na noite desta quinta-feira 27, que, no recorte eleitoral, traz Lula (PT) em vantagem, com chances de vitória em primeiro turno.

Aqueles que consideram o presidente como um governo positivo somam apenas 25%, mesmo resultado registrado em março. Há ainda uma fatia de 27% que aponta um desempenho regular do ex-capitão.

“Com os resultados, Bolsonaro continua no posto de presidente com a pior avaliação em igual tempo de mandato entre todos os presidentes eleitos após a redemocratização do país”, registra o instituto na divulgação dos resultados no jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira 27.

Para efeitos de comparação, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT, tinham 22% e 26% de reprovação, respectivamente, neste mesmo período de mandato. Já Fernando Henrique Cardoso (PSDB) somava 24% de avaliações negativas. Os dados são da série histórica do instituto.

Apesar de alta e de deixar Bolsonaro no pior cenário para um presidente nesta altura de mandato, essa não é a pior avaliação do ex-capitão registrada pelo Datafolha. Em dezembro do ano passado, sua reprovação chegou a 53% dos entrevistados pelo instituto.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou pessoalmente 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.