CartaExpressa

Freixo quer CPI da Devastação para investigar crimes de Ricardo Salles

Denúncias feitas pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva contra o ministro do Meio Ambiente serão o ponto de partida

Foto: Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) afirmou nesta quarta-feira 28 que as denúncias feitas pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, podem terminar em uma CPI da Devastação Ambiental na Câmara.

Em entrevista ao programa Direto?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> da Redação, no canal de CartaCapital no Youtube, Freixo confirmou que prepara um texto para a instalação da Comissão.

A motivação para as investigações, de acordo com o deputado, veio após Saraiva, que foi exonerado da  chefia da Superintendência Regional no Amazonas, fazer acusações de organização criminosa, advocacia administrativa e obstrução de fiscalização contra Salles.

“A Câmara vai contribuir muito com o Brasil se investigar também os crimes ambientais cometidos pelo governo. A pandemia já está bem investigada no Senado. Recebemos aqui o delegado Alexandre Saraiva, que fez no fim do ano passado a maior apreensão de madeira ilegal do Brasil. E ele denunciou que o ministro do Meio Ambiente teria ido a Manaus para defender as madeireiras e as práticas de grilagem”, declarou Freixo na entrevista.

O objetivo, segundo o parlamentar, é que outros crimes ambientais também possam ser investigados. “Não vamos ficar restritos ao caso Manaus”, afirmou.

Para a instalação da CPI são necessárias 171 assinaturas. Se conseguir, a oposição pretende acionar o Supremo Tribunal Federal para exigir que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), autorize a abertura dos trabalhos.

Assista a entrevista completa:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.