CartaExpressa

Dilma: ‘Ciro parece querer ser uma variante de Bolsonaro’

‘Mais uma vez Ciro se dedica a um ataque contra mulheres, de caráter misógino’, declarou a ex-presidenta

Dilma Rousseff e Ciro Gomes. Fotos: Ricardo Stuckert e José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A ex-presidenta Dilma Rousseff usou as redes sociais nesta segunda-feira 8 para rebater uma afirmação feita pelo ex-ministro Ciro Gomes, provável candidato do PDT à Presidência da República em 2022. Ao UOL, o pedetista se referiu a ela como “outro aborto que aconteceu na história brasileira”. Antes, também havia chamado o ex-presidente Fernando Collor de Mello de “aborto”.

“Mais uma vez Ciro se dedica a um ataque contra mulheres, de caráter misógino, reforçando a retórica machista e retrógrada tão em voga nos tempos atuais. Esse discurso preconceituoso fica bem aos reacionários, não a quem almeja conduzir os destinos da Nação no século 21”, escreveu Dilma.

“É vergonhoso e lamentável. Ciro parece querer ser uma variante de Bolsonaro e, para isso, ataca a mim, a Lula e ao PT. O discurso de ódio é igual”, completou.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar