CartaExpressa

Deputados do PT vão à PGR contra Bolsonaro por declaração racista

O ex-capitão perguntou quantas ‘arrobas’ pesava um apoiador negro, durante interação no cercadinho do Alvorada

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Os deputados federais Gleisi Hoffmann e Paulo Teixeira, ambos do PT, protocolaram uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na Procuradoria-Geral da República por possível crime de racismo. 

Durante conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada na quinta-feira 12, o ex-capitão perguntou quantas “arrobas” pesava um apoiador negro. 

“Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”, perguntou o presidente. 

Após o questionamento, Bolsonaro relembrou que já havia sido processado por recorrer ao termo “arrobas”, utilizadas para pesar animais. O ex-capitão ainda ironizou a sentença judicial. 

O documento dos parlamentares petistas foi encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que decidirá sobre a abertura de um procedimento contra Jair Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar