CartaExpressa

Deputado bolsonarista usa foto do exército chinês para elogiar ‘desfile’ brasileiro

Imagem usada pelo deputado federal Ottoni de Paula é de desfile militar dos 70 anos da República Popular da China

Jair Bolsonaro e Otoni de Paula. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ) usou a imagem de tanques do exército chinês para ilustrar o desfile de blindados da Marinha que ocorreu na manhã desta terça-feira 10 em Brasília.

Nas redes sociais, o parlamentar postou a foto dos veículos com a legenda: “Nunca uma simples manobra militar mexeu tanto com meu patriotismo”.

Nos comentários, internautas já debocharam do deputado e o ‘alertaram’ do ‘engano’, mas até o momento desta publicação, o post ainda não foi apagado.

Ao fazer uma busca pela imagem original no Google, o primeiro resultado é um vídeo dos 70 anos da República Popular da China. Compare:

Desfile de blindados

O ‘desfile militar’ da Marinha ocorreu em Brasília nesta terça-feira 10 para levar um convite a Jair Bolsonaro para que participe de um exercício militar em Goiás. O evento é parte da Operação Formosa, que ocorre anualmente desde 1988, mas esta é a primeira vez que o convite é levado com um comboio de blindados.

Os tanques usados no desfile passaram a poucos metros do Congresso onde a análise da PEC do voto impresso deve ocorrer nesta terça. A manobra foi lida como uma ameaça e intimidação por parte dos deputados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar