CartaExpressa

Deltan ataca o STJ após condenação no caso do PowerPoint e se diz vítima de ‘represália’

O ex-chefe da Lava Jato ainda afirmou que a operação ‘acabou’ e que ‘o combate à corrupção está virando cinzas’

Deltan Dallagnol, ex-procurador da força-tarefa da Lava Jato. Foto: Antônio Leal / MPDFT
Apoie Siga-nos no

O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol disparou, nesta terça-feira 22, contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça de condená-lo a indenizar o ex-presidente Lula por danos morais no caso do PowerPoint.

A maioria da Quarta Turma da Corte acolheu parcialmente os argumentos do petista e fixou a indenização em 75 mil reais, mais correção monetária e juros. Dallagnol pode recorrer ao pleno do STJ.

“Essa é a reação do sistema, nua e crua. Lula sai impune e nós pagamos o preço da corrupção”, escreveu o ex-procurador nas redes sociais. “Quem ainda neste país terá coragem de fazer seu trabalho de investigar e punir criminosos poderosos e informar à sociedade, depois dessa decisão do STJ de me condenar por ter apresentado o conteúdo da acusação à sociedade? Quem vai querer sofrer esse tipo de represália?”

Dallagnol ainda afirmou que “a Lava Jato acabou” e que “o combate à corrupção está virando cinzas”.

No processo, Lula pedia indenização de 1 milhão de reais devido à famosa entrevista concedida por Dallagnol em 2016 com o auxílio de um PowerPoint. Na ocasião, o então chefe da Lava Jato explicava uma denúncia contra o petista no caso do triplex do Guarujá (SP).

A defesa de Lula argumentava que, sob o pretexto de informar a apresentação de denúncia, Dallagnol praticou abuso de autoridade.

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal aplicou um revés a Dallagnol com a anulação de condenações de Lula (inclusive no processo do triplex) e o reconhecimento da suspeição de seu aliado Sergio Moro (Podemos).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar