CartaExpressa

Datafolha: 4 em 10 eleitores de Ciro têm Lula como 2ª opção

O pedetista, por sua vez, é o mais citado como 2ª opção de voto, chegando a 20% neste quesito

Ciro Gomes e Lula. Fotos: Evaristo Sá/AFP e Filippo Monteforte/AFP
Apoie Siga-nos no

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, tem o maior número de eleitores que não estão totalmente decididos e indicam que podem mudar sua opção de voto até outubro deste ano. Ao todo, 63% de quem marca o pedetista como primeira opção de voto, admitem que podem migrar sua escolha para outro candidato. Só 37% dos eleitores de Ciro afirmam estarem totalmente comprometidos em manter o voto.

Os dados acima são da pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira 27, que buscou também compreender qual então seria a segunda opção dos eleitores, caso optem por mudar seus votos. Entre os que indicam voto em Ciro, a segunda opção mais citada é Lula (PT). O ex-presidente atrairia 37% dos eleitores do pedetista, de acordo com o levantamento do instituto. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, seria a opção de 10% desta parcela da população.

Neste mesmo recorte, a pré-candidatura de Ciro Gomes tem a seu favor a indicação de ser a mais citada (20%) como segunda opção de voto entre eleitores de outros candidatos. Lula, por exemplo, tem 17% neste quesito e Bolsonaro, 12%.

Outro ponto que chama a atenção é o fato do pedetista conseguir atrair a simpatia de uma fatia de entrevistados que estão em diferentes espectros políticos. 31% dos eleitores de Lula, por exemplo, marcam o pedetista como segunda opção. O mesmo acontece com 21% de quem diz votar em Bolsonaro; 27% de quem iria votar em João Doria (PSDB); e 37% de quem marca preferência por Simone Tebet (MDB).

As justificativas para o voto nos candidatos também foram alvos da pesquisa. 66% dos eleitores de Lula, por exemplo, justificam a escolha feita por verem o petista como ‘candidato ideal para ocupar o cargo’, outros 33% apontam ‘falta de opções’. Bolsonaro tem, respectivamente, 50% e 49%. Já a principal justificativa apontada pelos eleitores para votar em Ciro Gomes é a ‘falta de opção’, indicada por 73%. Só 25% dizem ver o pedetista como ‘o candidato ideal’.

Para chegar aos resultados, a pesquisa do instituto Datafolha entrevistou 2.556 pessoas de todas as regiões do Brasil. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de maio e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

No principal recorte eleitoral, Lula aparece com larga vantagem e registra a possibilidade de vencer ainda no primeiro turno. O levantamento também monitorou a avaliação do governo Bolsonaro, reprovado por 48% dos eleitores brasileiros.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.