CartaExpressa

Covid-19 já é a maior causa de mortes entre jovens de 10 a 19 anos

Covid-19 já é a maior causa de mortes entre jovens de 10 a 19 anos

Créditos: EBC

Créditos: EBC

A Covid-19 já é a maior causa de morte entre jovens de 10 a 19 anos no País. Ao todo, foram 1.581 óbitos este ano. Até então, o câncer era o principal responsável por mortes na faixa etária. Em 2019, foram 1406 óbitos em 12 meses. O levantamento foi feito pelo Viva Bem, do UOL.

A reportagem consultou os dados de registro civil e identificou que até a segunda-feira 19 a pandemia matou, em média, 168 crianças e jovens por mês no Brasil.

A média mensal de mortes por Covid-19 é maior do que qualquer outra doença ou conjunto de doenças e só perde para assassinatos e acidentes de trânsito, segundo outro levantamento feito com base em dados do Ministério da Saúde, de 2015 a 2019, anos anteriores à pandemia.

No período, a média de mortes por assassinatos foi de 803; acidentes de trânsito, 263; cânceres, 124; suicídios, 84; afogamento, 74; doenças do aparelho circulatório, 73 ; doenças do sistema nervoso , 69; doenças infecciosas, 52; pneumonia, 36; doenças do aparelho respiratório, 29.

Os dados foram retirados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Os números referentes a 2020 ainda não foram publicados.

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem