CartaExpressa

Aziz: ‘Bolsonaro queria que eu prendesse o Wajngarten e acabasse a CPI’

Presidente da CPI disse que Bolsonaro queria usar prisão do ex-chefe da Secom para deslegitimar as investigações: ‘Está com raiva’

O senador Omar Aziz (PSD-AM). Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura omissões na pandemia, criticou o presidente Jair Bolsonaro após declaração sobre a Zona Franca de Manaus. Bolsonaro havia dito, durante transmissão ao vivo na quinta-feira 20: “Imagine Manaus sem a Zona Franca, hein, senador Aziz, você que fala tanto na CPI, senador Eduardo Braga, imagine aí o Estado, ou Manaus, sem a Zona Franca”.

 

Em conversa com advogados do coletivo Prerrogativas, neste sábado 22, Omar Aziz, que já governou o estado do Amazonas, afirmou que a questão da Zona Franca de Manaus é “três dedos mais embaixo”. A Zona Franca é um pólo industrial estabelecido em 1967, com grande importância econômica para a região.

Para Aziz, a ameaça de Bolsonaro está relacionada a insatisfação sobre as investigações na CPI. O senador diz acreditar que o presidente queria que o ex-chefe da Secretaria de Comunicação, Fabio Wajngarten, fosse preso em seu depoimento, para que os trabalhos de apuração perdessem o crédito.

“Eu sei por que a raiva dele. Porque ele queria que eu prendesse o Wajngarten e acabasse a CPI naquele dia. Mas eu não caí naquela piadinha não, então eu sei que ele está com raiva por causa disso. Aquilo seria um momento épico dele: Olha aí, estão querendo fazer política, um bando de bandido prendendo um homem honesto”, disse Aziz. O senador disse ainda que “a Zona Franca é constitucional” e que “outros já tentaram acabar com a Zona Franca e não conseguiram”.

Na próxima quarta-feira 26, há expectativa para a votação de requerimentos para novas convocações à CPI. Entre eles, está um pedido de convocação do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente.

“O que for aprovado na quarta-feira será pautado. Antecipar quem vai ser ou não seria muita coisa, mas tem sim um pedido para ouvir o vereador Carlos Bolsonaro”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar