CartaExpressa,Política

Aras envia à CPI da Covid informações sobre governadores investigados

Aras envia à CPI da Covid informações sobre governadores investigados

O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O procurador-geral da República, Augusto Aras, mandou à CPI da Covid um resumo das investigações no âmbito do Superior Tribunal de Justiça sobre os gastos de governadores no combate à pandemia.

O documento é uma resposta a requerimentos apresentados pelos senadores governistas Eduardo Girão (Podemos-CE) e Ciro Nogueira (PP-PI), titulares da comissão. Eles tentam tirar o presidente Jair Bolsonaro do foco das investigações e centrar fogo nos governadores.

De acordo com o jornal O Globo, o ofício de Aras aponta que a investigação mais avançada é contra Wilson Witzel, que perdeu o cargo de governador do Rio. Há, ainda, inquéritos contra Rui Costa (PT), da Bahia; Helder Barbalho (MDB), do Pará; e Wilson Lima (PSC), do Amazonas.

A PGR também indicou procedimentos em estágio inicial que podem levar a investigações contra os governadores João Doria (PSDB), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.

O chefe do MPF afirmou que a maioria dos processos está sob sigilo no STJ e que a CPI deve pedir autorização à Corte para acessar a íntegra dos inquéritos.

 

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem