CartaExpressa

Após superpedido, Lira diz que impeachment ‘exige mais que palavras’

‘O ideal é esperar o avanço da CPI que acontece na outra Casa para ver se há algo de verdade’

O deputado Arthur Lira, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Redes Sociais Foto: Reprodução redes sociais
Apoie Siga-nos no

Horas depois de uma frente ampla protocolar um superpedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a abertura de um processo “exige materialidade”.

“Até onde acompanhei na imprensa, o documento que foi protocolado hoje é uma reunião de outros pedidos de impeachment com o agregado dos depoimentos da CPI. Se esta é a novidade, o ideal é esperar o avanço da CPI que acontece na outra Casa para ver se há algo de verdade e contundente além dos depoimentos. Vamos aguardar os acontecimentos”, disse Lira ao blog de Gerson Camarotti, no G1.

O deputado ainda afirmou respeitar “a manifestação democrática da minoria”, mas acrescentou que “um processo de impedimento exige mais que palavras”.

O superpedido tem mais de 200 páginas e aponta 23 crimes cometidos pelo chefe do Planalto, relacionados a atentados contra instituições e a negligências na saúde. O texto, com 46 signatários, juntou as principais acusações dos mais de 100 pedidos de impedimento já protocolados na Câmara.

A apresentação do superpedido antecede os atos contra Bolsonaro convocados para o próximo sábado 3. Os protestos estavam previstos para 24 de julho, mas foram antecipados em razão dos recentes escândalos que envolvem as vacinas contra a Covid-19.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar