CartaCapital

‘Versões de Junho’: CartaCapital lança documentário sobre as jornadas de 2013

Em três episódios, a série analisa o impacto dos protestos através das visões de cientistas políticos e participantes do movimento

Apoie Siga-nos no

Dez anos depois, qual é o legado das Jornadas de 2013? Versões de Junho, a nova série de CartaCapital, analisa o impacto dos protestos através das visões de cientistas políticos e participantes do movimento.

No primeiro episódio, relembramos os primeiros dias das mobilizações pelo Brasil, o papel do Movimento Passe Livre, o MPL, na luta pela redução do preço das passagens e o processo de massificação dos protestos.

O segundo episódio destaca a chegada da classe média às ruas, a partir de um incômodo com as políticas sociais dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff – o que teria preparado o terreno da política brasileira para o fortalecimento da extrema direita.

Em um terceiro apontamento, examina-se a viabilidade de explicar os atos por meio dos conceitos de “guerra híbrida” e “revolução colorida”.

Os episódios serão divulgados semanalmente, às quintas, no YouTube.

Assista ao primeiro:

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo