CartaCapital

Real Time Big Data: Haddad lidera com folga a disputa pelo governo de SP

Márcio França e Tarcísio de Freitas aparecem empatados em segundo lugar, com 15%

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), lidera a corrida eleitoral pelo governo do estado com 29% das intenções de voto, segundo a nova pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira 23. O levantamento mostra, no principal cenário, o petista 14 pontos à frente de Márcio França (PSB) e Tarcísio de Freitas (PL), empatados em segundo lugar com 15%.

Na sequência, quem aparece melhor colocado é Rodrigo Garcia (PSDB), com 7%. Vinicius Poit (Novo), Abraham Weintraub (PMB), Felício Ramuth (PSD) e Elvis Cezar (PDT) têm 1%. Altino Júnior (PSTU) e Gabriel Colombo (PCB) não pontuaram.

A Real Time Big Data também avaliou o cenário caso Haddad abra mão da sua candidatura. Neste caso, França dispara, saltando para 27% das intenções de voto, Tarcísio fica com os mesmos 15% e o terceiro lugar novamente é ocupado por Garcia, com 9%. Na sequência, ficam Cezar e Poit, com 2%. Já Weintraub e Ramuth têm 1% cada. Altino e Colombo novamente não pontuam.

Há ainda um terceiro cenário, sem França. Neste caso, Haddad vai a 33% das intenções de voto, ante 20% de Tarcísio e 10% de Garcia. Poit e Ramuth marcam 2%, seguidos de Weintraub e Cezar, com 1%. Altino e Colombo, mais uma vez, não pontuam.

Um quarto cenário, bem mais enxuto, confirma a distância de Haddad para os demais adversários. O petista tem 30%, ante 16% de França e Tarcísio. Garcia, o único outro nome pesquisado, fica com 7%.

Segundo turno

A Real Time Big Data mediu a preferência dos eleitores paulistas em seis possíveis cenários de segundo turno. Veja os resultados:

  • Haddad – 33% X França – 33%;
  • Haddad – 35% X Tarcísio – 27%
  • Haddad – 36% X Garcia – 21%
  • França – 37% X Tarcísio – 24%
  • França – 42% X Garcia – 17%
  • Tarcísio – 26% X Garcia – 18%

Rejeição

Ainda de acordo com o levantamento desta segunda-feira, os dois pré-candidatos mais rejeitados pelos eleitores paulistas são Haddad (49%) e Weintraub (44%). Em seguida aparecem Tarcísio, Garcia e França, que variam de 33% a 36% de rejeição. Já as candidaturas de Poit, Cezar, Ramuth, Altino e Colombo variam entre 24% e 29% de rejeição entre os eleitores do estado.

Para chegar aos resultados, o instituto ouviu 1.500 eleitores paulistas entre os dias 20 e 21 de maio. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.