…

Morre Vavá, irmão de Lula, aos 79. Ex-presidente pede para ir ao enterro

CartaCapital,Política

Faleceu nesta terça 29 Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tinha 70 anos e morreu em decorrência de um câncer no pulmão.

Vavá, irmão de Lula (Crédito: Ricardo Stuckert)

Vavá era um dos irmãos mais próximos de Lula e estava internado desde a semana passada para tratar da doença. A Defesa de Lula pediu para que o ex-presidente possa comparecer ao enterro, que ocorre na manhã de quarta, no cemitério Pauliceia em São Bernardo do Campo.

A decisão fica a cargo da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, cidade onde o ex-presidente está sendo detido, na sede da Polícia Federal. Na semana passada, já havia endurecido as regras para as visitas recebidas por Lula.

Lideranças petistas já demonstraram solidariedade, como a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad e a ex-presidenta Dilma Rousseff. veja abaixo:

O Instituto Lula publicou nota de pesar na tarde desta terça-feira. Veja abaixo.

“Todo carinho e solidariedade aos amigos e parentes de Vavá, irmão do ex-presidente Lula, que faleceu nesta terça-feira (29), vítima de um tipo raro de câncer.

Genival Inácio da Silva, o Vavá, tinha 79 anos e enfrentou diversos problemas de saúde nos últimos anos, chegando a ter sua perna esquerda amputada. Vavá, que viveu na mesma casa por mais de 40 anos, também foi metalúrgico em São Bernardo do Campo e, como vários membros da família do ex-presidente, também sofreu com a injustiça direcionada a Lula.

Em 2005, ele foi acusado injustamente pela Polícia Federal de montar um escritório de lobby para empresários. Na época, a PF invadiu sua casa, juntou documentos e não encontrou nada que provasse a denúncia. “Até gostei, verificaram minha vida e viram que não tenho nada de sujeira”, afirmou em entrevista à Istoé. “As pessoas não aceitam que os irmãos de Lula não tenham nada”, acrescentou.

Nossos sentimentos à família. Abraço afetuoso e de força a Lula. Esperamos que ele, preso injustamente, tenha o direito de ver Vavá pela última vez, como em 1980, na ditadura, quando saiu da prisão para se despedir de Dona Lindu, sua mãe.

Instituto Lula”

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Editor de CartaCapital.com.br

Compartilhar postagem